segunda-feira, 5 de maio de 2014

Risoto Paraguaia e Filé com Couve e Castanha de Cajú

Olá pessoal!!! Bom Dia!!!
Tudo bem com vocês?
O Post hoje é com uma receita que ganhou meu coração! rsrs
Tenho o costume toda vez que vou a um Restaurante de ler o cardápio todo para "tirar" idéias de Receitas para fazer em casa e a Receita desse Risoto foi assim.
Fui almoçar em um Restaurante chamado Masseria aqui em CG e no Cardápio tinha um Risoto chamado Paraguaia, só o nome já me "fisgou" devido a minha descendência, fui ver então os ingredientes e tive certeza absoluta que faria a receita em casa.
Como no Menu só vem escrito os ingredientes, sem descrição de quantidades e modo de fazer lá foi a Déborah se arriscar e torcer para que desse certo.
E deu! Ficou do jeito que imaginei, cheiro e sabor de Sopa Paraguaia, uma Receita típica do PY que eu AMO de paixão!
Já deu p/ perceber que o Prato principal e mais importante é o Risoto né?! Fiz medalhões de Filé assado com couve refogada e castanha de cajú para acompanhar e ficou tudo uma delícia! ;)


Vamos a Receita?
Para 6 pessoas

Risoto:
Arroz Arbóreo  (3 xícaras)
Vinho Branco (½ xícara de vinho para cada xícara de arroz)
Queijo Minas padrão – 250/ 300g
Caldo de Legumes (2)
Cenoura - 1
Cebola - 4
Alho – 2 dentes
Milho verde – 1 lata
1/2 Requeijão

Coloque a água para ferver em uma panela, ela será utilizada para o Caldo. (4 xícaras de água para cada xícara de arroz)
Coloque na água a cenoura, 1 cebola, 1 dente de alho amassado e os caldos de legumes. Deixe o caldo sempre no fogo ao lado da panela que você fará o Risoto.
Frite 1 cebola e  1 dente de alho e coloque o Arroz Arbóreo.  A partir desse momento você não pode mais parar de mexer a panela, então é bom ter um ajudante ou deixar as coisas bem perto de você.
Frite o Arroz e coloque o Vinho branco.



Deixe o vinho secar um pouco e comece a colocar o Caldo de Legumes. Vá colocando o caldo aos poucos, sugiro que deixe uma concha por perto.
O arroz não pode ficar seco, então coloque 2 ou 3 conchas por vez e quando for secando vá colocando mais.
Deixe o arroz cozinhar um pouco e coloque o Queijo minas padrão cortado em cubos, ele vai derreter completamente.

Corte as cebolas em rodelas ou em pétalas, do jeito que você preferir e coloque no Risoto um pouco antes dele estar Al dente, juntamente com o Milho verde.



Quando o arroz estiver Al dente coloque o requeijão, desligue o fogo e sirva.


Filé:
O Filé deve ser cotado em medalhões e temperado com sal (a gosto), suco de limão (1), mostarda (2 colheres de sopa), pimenta do reino (a gosto) e shoyu (2 colheres de sopa).
Leve os medalhões para selar em uma frigideira antes de levar ao forno. Sele os dois lados dos medalhões com óleo ou manteiga.



Na frigideira que selou os filés coloque 1 ½ xícaras de água e mais o suco de um limão e raspe aquele “fundo queimado” que a carne deixou. Regue os filés com esse “caldo” e leve ao forno os medalhões temperatura alta por aproximadamente 40 minutos (esse tempo de forno depende da sua preferência sobre o ponto do Filé).


Um pouco antes dos medalhões estarem prontos refogue a couve (quantidade necessária – usei 1 maço) em manteiga e quebre castanhas de caju (100 - 200g) para misturar com a couve refogada e colocar por cima dos medalhões.



Sirva!



Beijos,
Déh


0 comentários:

Postar um comentário

Déh:

Déh:

Menu da Déh é:

A idéia de fazer algo relacionado à Culinária é antiga, mas a coragem surgiu agora.
Quero dividir com vocês meus sabores e os sabores que provo e aprovo por aí.
Esse Blog será um "caderninho" de Receitas, algumas minhas e outras repetidas por mim, será também um lugar onde colocarei "Dicas" de Restaurantes, Bares, Padarias, qualquer local que esteja ligado a Comida, que é meu maior Pecado.
Não posso prometer Posts diários, mas me esforçarei para trazer novidades sempre.
Beijos,

@menudadeh

@menudadeh
Siga no Instagram
Tecnologia do Blogger.

Curta a Fan Page do Menu da Déh!

Instagram

Siga o Menu da Déh:

Arquivo do blog

Pesquisar